Ir para o conteúdo

1300_GE – PROGRAMAS DE VISITAS PARA FAMILIARIZAÇÃO COM O AMBIENTE E COM OS PROCEDIMENTOS QUE SÃO REALIZADOS DURANTE UMA VIAGEM AÉREA

Publicado em

Escopo

Operadores Aeroportuários e Aéreos

Abrangência

Corporativo

Dimensão da Acessibilidade

Gestão

Grupo

Comitê gestor, parcerias e desenvolvimento de competências

Descrição

A gestão do aeroporto, em parceria com as companhias aéreas, deve elaborar programas de visitação com o objetivo de familiarizar interessados (principalmente pessoas com deficiência e suas associações) com relação à acessibilidade do aeroporto e aos procedimentos típicos da viagem aérea. Para tanto, é necessário seguir as diretrizes da empresa com uma equipe treinada responsável para agendar e conduzir as visitas, desde a chegada ao terminal, passando pela apresentação do balcão de informações, check-in, inspeção de segurança, e demonstração de embarque/desembarque, além da recuperação de bagagem e saída do aeroporto.

Referências Legais e Prescritivas

Caráter Técnico: CAP 1629 (2018) “Supporting people with hidden disabilities at UK airports”; e, CAP 1411 (2016) “Guidance for airports on providing assistance to people with hidden disabilities”.

1

Existem registros de execução de programas de visitação no aeroporto que abrangem as pessoas com deficiência. Contudo, não possuem foco ou temática de simular as principais etapas do ciclo de viagem para esses públicos. Além disso, não há periodicidade do programa e de avaliações dele.

2

Existem registros de programas de visitação no aeroporto que abrangem as pessoas com deficiência. O programa de visita possui foco ou temática que auxilia pessoas com deficiência a anteciparem dúvidas sobre as etapas do ciclo de viagem. Porém, a visitação abrange caminhadas guiadas pela equipe responsável pelo terminal apenas oferecendo a oportunidade de passear pela área pública do aeroporto.

3

Atende ao nível anterior e, além disso, oferece um percurso simulado das principais etapas do ciclo de viagem, incluindo passagem pelo controle de segurança e chegada até a entrada da aeronave. O programa é realizado periodicamente ou por demanda de associações de pessoas com deficiência.

4

Atende ao nível anterior e, além disso, oferece temática da visitação incluindo a acessibilidade de pessoas com deficiências ocultas, auxiliando esses passageiros e seus acompanhantes a planejarem sua viagem, respondendo dúvidas ou angústias em relação ao medo de voar, ansiedade, estresse e outras condições de saúde e de acessibilidade.

5

Atende ao nível anterior e, além disso, nos processo de visitação, existe formalmente um processo de avaliação de acessibilidade ao qual são aplicadas avaliações que orientam o planejamento e as ações de melhoria de acessibilidade.