Ir para o conteúdo

2900_CO – APLICATIVOS QUE ORIENTAM A LOCALIZAÇÃO E O DESLOCAMENTO DO PASSAGEIRO NO AEROPORTO

Publicado em

Escopo

Operadores Aeroportuários

Abrangência

Corporativo

Dimensão da Acessibilidade

Comunicação

Grupo

Recursos de informação e sinalização para orientação no aeroporto

Descrição

Aplicativos que auxiliam os usuários a localizarem-se nos aeroportos, indicando serviços disponíveis e definição de rotas entre pontos escolhidos. Essas ferramentas devem estar disponíveis para todos os sistemas operacionais de celulares. Existem principalmente aplicativos que (1) apresentam, de forma estática, conteúdos para ensinar as etapas de viagem e a localização das principais instalações (banheiros, áreas de alimentação, guichês, etc.); (2) auxiliam de forma dinâmica na localização através do GPS do celular (3) utilizam a câmera ou outros recursos do aparelho conectado a uma rede de pessoas que orientam de forma interativa e remotamente o usuário (esse tipo é usado, principalmente, por pessoas com deficiência visual); (4) aplicativos que se conectam com tecnologias baseadas em sensores para geolocalização dinâmica do usuário. Independente do tipo de aplicativo, ele deve fornecer as indicações em formatos audiovisuais que respeitem as diretrizes de acessibilidade.

Referências Legais e Prescritivas

Caráter Técnico: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1.

1

É oferecido um aplicativo que basicamente reproduz as informações do website, porém a ferramenta não possui recursos de acessibilidade que auxiliem passageiros com deficiência.

2

É oferecido unicamente um aplicativo que possui pelo menos dois recursos de acessibilidade que permitam a compreensão da informação em dois formatos (áudio e visual/textual, ou LIBRAS e textual).

3

É oferecido unicamente um aplicativo correspondente a descrição do item (1), e que possui pelo menos dois recursos de acessibilidade que permitam a compreensão da informação em dois formatos (áudio e visual/textual, ou LIBRAS e textual).

4

É oferecido pelo menos um aplicativo correspondente à descrição dos itens (2), (3) ou (4) e que possui pelo menos dois recursos de acessibilidade que permitam a compreensão da informação em dois formatos (áudio e visual/textual, ou LIBRAS e textual).

5

Atende ao nível anterior e possui pelo menos três recursos de acessibilidade que combinam formatos em áudio, visual/textual e libras.