
Escopo
Operadores Aeroportuários e aéreos
Abrangência
Base
Dimensão da Acessibilidade
Comunicação
Grupo
Recursos comunicacionais para interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea
Descrição
O operador aeroportuário e aéreo deve disponibilizar equipes de forma presencial em pontos de informação ou balcão de informações próximos à entrada dos terminais e do check-in para disponibilizar auxílio ao usuário. Esses pontos de informação podem ser volantes ou através de busca ativa, com a presença de uma pessoa qualificada para desempenhar um papel de anfitrião. Nesses pontos devem haver dispositivos para comunicação em língua de sinais ou pessoas qualificadas para tal comunicação.
Referências Legais e Prescritivas
Caráter Técnico: Resolução 280/2013 da ANAC, Artigos 15 e 39.
1
O serviço de informações não está próximo à entrada do terminal ou do check-in, ou está oculto ou não funciona na maior parte do tempo em que há voos comerciais com atendimento presencial.
2
O serviço de informações está próximo à entrada do terminal ou do check-in, mas não funciona na maior parte do tempo em que há voos comerciais com atendimento presencial.
3
O serviço de informações está próximo à entrada do terminal ou do check-in e funciona em tempo integral de operação com atendimento presencial.
4
Atende ao nível anterior e possui atendentes capacitados para prestar assistência inicial aos passageiros. Requer nota igual a 2 ou 3 na prática 1700_GE.
5
Atende ao nível anterior e possui serviço de informações também na área restrita. Requer nota igual a 4 ou 5 na prática 1700_GE.


