Ir para o conteúdo

4800_CO – JANELA DE LIBRAS

Publicado em

Escopo

Operadores Aeroportuários e Aéreos

Abrangência

Corporativo

Dimensão da Acessibilidade

Comunicação

Grupo

Recursos e procedimentos para compreensão das informações de viagem e uso dos equipamentos e instalações do aeroporto

Descrição

Refere-se à comunicação por Libras através de produções audiovisuais, televisivas ou virtuais. A produção é realizada com auxílio de recursos digitais, como por avatar programado ou, preferencialmente, por meio de vídeos previamente gravados pelo profissional intérprete de Libras. Esse recurso deve estar adequado às normas, contendo legenda, iluminação suficiente para a câmera captar com qualidade a imagem, contraste nítido entre o fundo e o profissional e a altura e tamanho da janela de Libras, que deve ocupar no mínimo a quarta parte da altura do televisor. Esse material deve estar presente em todas as telas que comunicam informações relevantes para a viagem (como áreas de check-in, portões de embarque e restituição de bagagem).

Referências Legais e Prescritivas

Caráter Prescritivo e Técnico: Artigo 10 do Decreto 5296:2004 e norma ABNT NBR15290/2016, que estabelece os requisitos técnicos para comunicação em Libras em telas. Ver também a ABNT NBR15610-3.

1

Está disponível em apenas algumas instalações do aeroporto. Somente na área pública OU somente na área restrita e não atende aos tamanhos mínimos da janela de Libras.

2

Está disponível nas áreas públicas E restritas, porém não atende aos tamanhos mínimos da janela de Libras em todas as telas.

3

Está disponível em todas as instalações do aeroporto. As janelas de Libras estão em tamanhos adequados e a tradução é feita por meio avatares tradutores.

4

Atende ao nível anterior e, além disso, em situações recorrentes, há vídeos gravados antecipadamente por intérpretes de Libras.

5

Atende ao nível anterior e há recursos para atualizar informações em tempo real, como mudanças de portão ou atrasos.