
Escopo
Operadores Aeroportuários
Abrangência
Base
Dimensão da Acessibilidade
Deslocamento
Grupo
Recursos para acesso e deslocamento no aeroporto
Descrição
Existência de transporte público acessível para transportar pessoas com deficiência, garantindo acesso até o aeroporto. Para cumprir com tal propósito, o ônibus, metrô, trem ou outro meio de transporte deve dispor de plataforma elevatória ou rampa de acesso, área de manobra livre e assentos preferenciais. É importante garantir acesso entre o ponto final do transporte público até a entrada do aeroporto. Cabe ao operador aeroportuário atuar junto ao poder público para garantir a efetividade da acessibilidade nos meios de transporte que atendam ao aeroporto.
Referências Legais e Prescritivas
Caráter prescritivo e técnico: Artigo 10 do Decreto 5296:2004 e para Trens e metrôs: ABNT NBR 14021:2005; Transporte Coletivo Urbano: ABNT NBR 14022 e ABNT NBR 15570. Plataforma elevatória veicular e rampa de acesso a ABNT NBR 15646:2016.
1
Existe transporte público que atende parcialmente as condições de acessibilidade, com baixa disponibilidade de horário ou o ponto de desembarque não possui rota acessível até a rota do terminal.
2
Existe transporte público que atende às condições de acessibilidade, mas com baixa disponibilidade de horários e o ponto de embarque/desembarque está distante da entrada do aeroporto e não possui rota acessível.
3
Existe transporte público que atende às condições de acessibilidade, com ponto de embarque/desembarque distante, mas com rota acessível para a entrada do aeroporto. A disponibilidade de horário é baixa.
4
Atende ao nível anterior com disponibilidade de horário que atenda a demanda.
5
Atende ao nível anterior e o ponto de embarque/desembarque está localizado na entrada do aeroporto.


