
Escopo
Operadores Aeroportuários
Abrangência
Base
Dimensão da Acessibilidade
Deslocamento
Grupo
Recursos para acesso e deslocamento no aeroporto
Descrição
A prática permite que pessoas com baixa visão e sensibilidade à luz, principalmente, consigam ler as sinalizações e se deslocar dentro do aeroporto com segurança. Os níveis e a qualidade da iluminação devem ser adequados para pessoas com baixa visão e, nos locais onde o nível geral de iluminação é baixo, deve-se usar iluminação específica para evidenciar escadas, rampas e corrimãos. Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 150 lux medidos a 1,00 m do piso. Além disso, nas áreas de circulação do aeroporto deve-se evitar reflexos ou luzes ofuscantes, garantindo a nitidez das sinalizações, equipamentos e dispositivos de operação.
Referências Legais e Prescritivas
Caráter prescritivo e técnico: ABNT NBR 9050:2020 a seção 6.1 e 6.1.2, 9.4.2.1 e 9.4.3.3 e no anexo B, item B5, B6, B7 e B8. Ainda: Airports & Persons with Disabilities HANDBOOK, Fifth Edition 2018, p. 43.
1
As características de iluminação na maior parte do aeroporto não são compatíveis com as especificações citadas na descrição da prática.
2
Os sistemas iluminam somente alguns pontos específicos da rota acessível e não sinalizam o posicionamento dos objetos/estruturas.
3
Os sistemas iluminam apenas alguns dos espaços necessários, não atendendo a toda rota acessível e locais com baixa luminância.
4
Existe boa iluminação em toda rota acessível, mas nem todos os locais com baixa luminância possuem indicações de posicionamento dos objetos/estruturas necessários.
5
As rotas acessíveis são bem iluminadas e locais sinalizados com iluminação artificial caso necessário, indicando o posicionamento dos objetos/estruturas, sem causar reflexos e ofuscamentos.


