
Escopo
Operadores Aeroportuários e Aéreos
Abrangência
Corporativo
Dimensão da Acessibilidade
Gestão
Grupo
Comitê gestor, parcerias e desenvolvimento de competências
Descrição
As parcerias com as associações e organizações que representam as pessoas com deficiência contribuem para a avaliação das condições relacionadas à acessibilidade e para a proposição de melhorias. É recomendável que o operador aéreo e aeroportuário, a partir de diretrizes corporativas, estabeleça parcerias com diversas associações que representam pessoas com deficiências de diferentes grupos para avaliação da acessibilidade. Tais parcerias devem englobar a realização de treinamentos de funcionários em condições reais de atendimento, contemplando os diferentes tipos de deficiências e as necessidades para o atendimento adequado.
Referências Legais e Prescritivas
Caráter Técnico: Resolução 280/2013 da ANAC, artigo 37 e Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/ 2015).
1
Existem registros de parcerias com as associações e organizações que representam as pessoas com deficiência, mas são parcerias esporádicas e não abrangem grupos variados de pessoas com deficiência.
2
Existem registros de parcerias com as associações e organizações que representam as pessoas com deficiência. Essas ocorrem regularmente, mas são focadas apenas em pessoas com deficiência física.
3
Atende ao nível anterior, mas abrange também pessoas com deficiência visual e auditiva.
4
Atende ao nível anterior e enfoca-se também nas pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e nas pessoas com deficiência intelectual.
5
Atende ao nível anterior e, além disso, possuem registros de treinamentos baseados nas parcerias, ou seja, os treinamentos são fortemente influenciados pelas necessidades identificadas junto às associações representativas das pessoas com deficiência.