Ir para o conteúdo

2200_GE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO PREFERENCIAL E PRIVATIVO NA INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

Publicado em

Escopo

Operadores Aeroportuários

Abrangência

Base

Dimensão da Acessibilidade

Gestão

Grupo

Serviços de assistência durante o ciclo de viagem

Descrição

Para garantir a privacidade e a dignidade dos passageiros com deficiência, que necessitem de inspeção de segurança privada, o operador aeroportuário deve possuir serviço de atendimento preferencial, sendo que os procedimentos de inspeção de segurança devem ser realizados por pessoas treinadas em locais privativos e separados das filas convencionais.

Referências Legais e Prescritivas

Caráter prescritivo e técnico: Resolução 280/2013 da ANAC, art. 6º, Resolução 515 da ANAC, art. 3º, item XV. Manual de Acesso ao Transporte Aéreo por Pessoas com Deficiência, da ICAO, seção 6.1.

1

Os agentes são capacitados para orientar passageiros em geral que podem apresentar algo que demande a verificação pessoal. Porém, eles não possuem treinamento para lidar com passageiros com deficiência que precisam de mais atenção ou privacidade na revista pessoal. Além disso, não há locais privativos para a inspeção.

2

Os agentes são capacitados para orientar passageiros em geral que podem apresentar algo que demande a verificação pessoal. Além disso, eles possuem treinamento para lidar com passageiros que precisam de mais atenção ou privacidade na revista pessoal. Porém, não há locais privativos para a inspeção.

3

Os agentes são capacitados para orientar passageiros em geral que podem apresentar algo que demande a verificação pessoal. Além disso, eles possuem treinamento para lidar com passageiros que precisam de mais atenção ou privacidade na revista pessoal e há locais privativos e adequados para a inspeção.

4

Atende ao nível anterior e, além disso, os passageiros podem dialogar com os agentes na entrada do controle de segurança para falar sobre suas necessidades para passar pela inspeção de segurança e para planejar ações sem dificuldades.

5

Atende ao nível anterior e, além disso, existe uma comunicação entre os agentes do setor, a gestão do aeroporto e as companhias para antecipar as ações de inspeção de segurança de passageiros que possuem dificuldades ou necessidades específicas para passar por essa etapa.