Ir para o conteúdo

7200_DE – EQUIPAMENTOS DE ACESSO PARA AUXÍLIO NO EMBARQUE E DESEMBARQUE (REMOTO/EXTERNO)

Publicado em

Escopo

Operadores Aeroportuários

Abrangência

Base

Dimensão da Acessibilidade

Deslocamento

Grupo

Recursos para embarque/ desembarque e deslocamento na aeronave

Descrição

O ideal é que o embarque seja realizado por pontes, porém, na inexistência dessas, as rampas para embarque e desembarque, ou plataforma elevatória (ambulift), ou ainda módulos para embarque acessível (com elevação) podem ser usadas para ascenso e descenso de usuários com deficiência motora, inclusive para aeronaves cuja altura máxima da parte inferior do vão da porta de acesso à cabine de passageiros em relação ao solo não exceda 1,60 m, para os quais há modelos específicos de rampas ou outros modelos de equipamentos. Conforme o Artº 20 da Res. 280: É facultado ao operador aéreo disponibilizar e operar o próprio equipamento de ascenso e descenso ou rampa.

Referências Legais e Prescritivas

Carater prescritivo e Técnico: Decreto nº 5.296/2004 art. 44. Além disso, a Resolução 280/2013 da ANAC o art. 20 e a ABNT NBR 9050:2020 no item 6 podem ser consultadas.

1

Existem recursos (rampas para embarque e desembarque, ou ambulift, ou ainda módulos para embarque acessível com elevação), mas não são suficientes para atenderem à demanda média dos operadores aéreos.

2

Existem recursos (rampas para embarque e desembarque, ou ambulift, ou ainda módulos para embarque acessível com elevação), mas não há compartilhamento desses recursos e apenas alguns operadores aéreos têm sua demanda atendida.

3

O conjunto de recursos existentes no aeroporto (independentemente da propriedade) atende a demanda (exceto em períodos de pico) dos operadores aéreos, porém os equipamentos existentes não são compatíveis com alguns modelos de aeronave.

4

O conjunto de recursos existentes no aeroporto (independentemente da propriedade) atende completamente a demanda dos operadores aéreos, mesmo em períodos de pico, porém os equipamentos existentes não são compatíveis com alguns modelos de aeronave.

5

O conjunto de recursos existentes na unidade aeroportuária é operado de forma compartilhada e atende a demanda dos operadores aéreos, mesmo em horários de pico, e atende a todos os tipos de aeronaves.