
Escopo
Operadores Aeroportuários
Abrangência
Base
Dimensão da Acessibilidade
Uso
Grupo
Espaços preferenciais e ambientes dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e animais de serviço
Descrição
Locais externos ou internos/salas nos terminais do aeroporto, incluindo as áreas restritas de embarque e desembarque, devem contemplar áreas especificamente projetadas para acomodar usuários que viajam ou que estejam com animais de serviço ou de apoio emocional. Essas áreas devem ser acessíveis (piso nivelado, iluminação adequada, etc.) e devem ser disponibilizados locais para as necessidades fisiológicas desses animais. A assistência dos funcionários deve estar disponível mediante solicitação do passageiro.
Referências Legais e Prescritivas
Esta prática não é prescritiva. No entanto, existem recomendações sobre a importância desse tipo de espaço no Manual da ACI, 2018, Airports & Persons with Disabilities HANDBOOK, Fifth Edition.
1
O espaço existente não oferece infraestrutura adequada: sinalização, acessibilidade ou segurança para utilização.
2
Há um único local em área externa do terminal designado como área de alívio para animais que acompanham os passageiros, mas não há sinalização adequada para que o passageiro localize essa área.
3
Existem espaços adequados e áreas para atender as necessidades fisiológicas, no entanto não estão em espaços com rotas acessíveis ou não estão na área restrita do aeroporto.
4
Existem espaços adequados e áreas para atender as necessidades fisiológicas, inclusive em áreas restritas do aeroporto, no entanto não estão bem localizados/sinalizados.
5
Existem espaços adequados e sinalizados, especialmente nas áreas restritas.


