Ir para o conteúdo

Prospecção e Implementação de Práticas – Patentes (Comunicação)

Sistema de inclusão digital focado em acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais e operado por aplicativo de realidade aumentada – CÓD. BR102020006384A2
Imagem promocional de sistema de inclusão digital com foco em acessibilidade em Libras, orientando o uso do app de realidade aumentada Zappar. Mostra mãos estilizadas em sinal de Libras e instruções em três etapas: abrir o app, mirar a câmera e acessar o conteúdo em Libras.

RESUMO: O sistema de inclusão digital foi desenvolvido para promover a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e funciona por meio de um aplicativo de realidade aumentada. Destinado a pessoas com deficiência auditiva, especialmente surdas ou com dificuldade auditiva, o sistema facilita a comunicação e interação no dia a dia. Usando um smartphone ou tablet, o aplicativo fornece assistência imediata, exibindo um tradutor ou intérprete de LIBRAS na tela. Além disso, o sistema oferece orientações e informações úteis e permite vídeo chamadas em tempo real, facilitando a comunicação entre o usuário e o intérprete.

Método para síntese concatenativa de Línguas de Sinais para geração de avatares tridimensionais realistas – CÓD. BR102019028311A2
Fluxograma de um método para síntese concatenativa de Línguas de Sinais, com etapas desde a entrada do texto em Libras até a geração de avatares 3D realistas. A última etapa mostra dois avatares com expressões corporais distintas representando sinais.

A invenção descreve um método para criar avatares tridimensionais realistas por meio da síntese concatenativa de línguas de sinais, como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esse método permite gerar novos conteúdos em LIBRAS utilizando sinais existentes, mantendo a naturalidade e o realismo na articulação dos sinais. A tecnologia pode ser aplicada em tempo real ou na criação prévia de conteúdos, sendo útil em áreas como educação, entretenimento, material didático em LIBRAS, legendagem e a disponibilização de informações online para o público surdo, facilitando o acesso e a compreensão de conteúdos.

Equipamento para suporte de sensor ocular, tablets e notebooks para cadeirantes com paralisia cerebral – CÓD. BR 10 2019 018503 1 B1

A presente invenção é um dispositivo de tecnologia assistiva que possui um sistema de fixação universal para tablets e notebooks com uma maior capacidade de rigidez contra espasmos involuntários de usuários com paralisia cerebral e com graus de liberdade necessários para um correto ajuste do sensor de acessibilidade e dos dispositivos de comunicação, compreendendo um suporte composto por uma base rotativa substancialmente fixa na cadeira de rodas, um corpo vertical articulado que permite o ajuste de direção da plataforma e corpos de fixação e ajuste.