
Escopo
Operadores Aeroportuários
Abrangência
Base
Dimensão da Acessibilidade
Comunicação
Grupo
Recursos comunicacionais para interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea
Descrição
Equipamentos para a comunicação acessível, que possibilitam a interação entre usuários e funcionários do aeroporto, constituindo-se como pontos de auxílio, devem ser instalados em locais de circulação do aeroporto, de fácil acesso pelos usuários, permitir o uso independente e devem dispor de diferentes recursos para comunicação verbal, língua de sinais ou textual. Dessa forma, devem ser respeitadas as condições de acessibilidade de interfones, telefones, botões e telas dos equipamentos, sobretudo quanto ao uso e ao alcance. Além disso, os sistemas devem dispor de informações no idioma nativo (português) e em língua estrangeira (inglês), a fim de atender a diversidade de usuários que frequentam o aeroporto, é recomendado que esses dispositivos observem os princípios do Desenho Universal (Anexo A – ABNT 9050:2020), sobretudo os relativos ao uso equitativo e à informação de fácil percepção.
Referências Legais e Prescritivas
Caráter Prescritivo: ABNT NBR 15599:2008. Caráter técnico: Seção 10.5 da ABNT NBR 9050:2020. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1.
1
Existe pelo menos um equipamento, mas não funciona ou não é acessível.
2
Existem equipamentos, porém não estão instalados nas principais áreas de circulação do aeroporto de fácil acesso pelos usuários e faltam recursos interativos para torná-los acessíveis.
3
Existem equipamentos nas principais áreas de circulação do aeroporto de fácil acesso pelos usuários, e que proporcionam a comunicação verbal ou textual.
4
Atende ao nível anterior, incluindo recursos para comunicação através de língua de sinais (por meio de vídeos).
5
Atende ao nível anterior, com presença dos equipamentos em todas as áreas do aeroporto. Inclui disponibilização de informação em português e inglês. Atende também aos requisitos normativos de dimensão do mobiliário para uso equitativo.


