Ir para o conteúdo

Fichas de Caracterização de Práticas – Comunicação – Operadores Aéreos – Abrangência Corporativo

Ativação automática de recursos de acessibilidade baseada na detecção e perfilamento de deficiências – CÓD. US2022277036A1

Esta patente refere-se a aplicações interativas de orientação de mídia. Mais especificamente, são fornecidos métodos e sistemas para a detecção e identificação automática de usuários com deficiência próximos a dispositivos de mídia, com o objetivo de oferecer conteúdos acessíveis. Conforme descrito, a presente divulgação oferece um método que permite que usuários
com deficiência sejam detectados e identificados automaticamente por um dispositivo de mídia. O resultado é uma melhoria no acesso ao conteúdo midiático e uma experiência multimídia aprimorada para pessoas com deficiências, além de uma personalização mais eficiente dos sistemas de mídia. Isso pode levar a uma experiência hiperpersonalizada adaptada a todos os usuários, e não apenas aos usuários sem deficiência.

Bastão para deficientes visuais com teclado em braille – CÓD. WO2022069926A1

O sistema M.P. é um dispositivo compatível com todos os sistemas operacionais móveis e utiliza aplicativos como Sistemas de Informação Territorial e Geográfica (GIS) e software de Design 3D. Ele se conecta a um bastão equipado com diversos sensores, incluindo GPS, uma tela em Braille, módulos de vibração ajustáveis e sensores de radiação infravermelha. Esses recursos ajudam pessoas com deficiência visual a identificar o caminho e navegar até o destino de forma mais fácil e segura. O sistema M.P. pode ser integrado a edifícios comerciais, residenciais, aeroportos e hospitais, além de se conectar sem fio a sistemas GIS em espaços públicos, fornecendo informações em tempo real sobre o ambiente ao redor.

Bengala eletrônica com dispositivo háptico vestível e conexão com tecnologias de cidades inteligentes – CÓD. BR 10 2022 013608 4 A2

A invenção aprimora a bengala branca para pessoas cegas, adicionando sensores superiores e inferiores para detectar obstáculos em diferentes alturas. O sistema inclui pulseiras hápticas com motores de vibração que notificam o usuário sobre obstáculos acima e abaixo da cintura, melhorando a navegação. Além disso, captura informações de localização para ajudar no planejamento de rotas. Ao contrário das bengalas eletrônicas caras e com vibração na manopla, essa invenção oferece notificações claras e acessíveis, sem a necessidade de internet, ornando-a mais eficiente e econômica.

Cadeira de rodas anatômica otimizada e personalizada para uso diário – CÓD. BR102020002813A2

A presente invenção refere-se a uma cadeira de rodas projetada para o uso diário, com uma estrutura otimizada e ajustada para maximizar o conforto e a segurança do usuário. O design da
cadeira é baseado em contornos geométricos que favorecem a ergonomia, utilizando tubos trefilados anatômicos que se ajustam à forma das mãos, garantindo uma pegadura mais confortável e segura. Além disso, o modelo é parametrizado, permitindo ajustes nas dimensões de acordo com as necessidades fisiológicas do usuário final.

Cadeira de rodas para pessoas com obesidade

A cadeira de rodas para pessoas com obesidade é projetada para oferecer suporte e conforto a indivíduos com maior peso corporal. Ela possui estrutura reforçada, maior largura e assentos mais largos, além de rodas de alta resistência e capacidade de carga ampliada.

Cadeira de rodas para sustentação de tronco

A cadeira de rodas com sustentação de tronco é indicada para pessoas que não possuem controle tronco-postural. Ela conta com apoios laterais e cintos ajustáveis que proporcionam estabilidade, ajudando a manter uma posição adequada e confortável.

Chapéu para pessoas com deficiência visual – CÓD. BR102019007401A2

Esta invenção descreve um chapéu desenvolvido para pessoas com deficiência visual, que pode ser um boné ou capacete. O objetivo do chapéu é complementar o uso de cães-guia e bengalas, oferecendo mais segurança durante caminhadas e atividades diárias. O chapéu é equipado com um sistema de detecção que identifica obstáculos à frente, alertando o usuário para evitar colisões. Seu design cobre a área do abdômen até a cabeça, ajudando a aumentar a consciência espacial do usuário e oferecendo proteção extra contra acidentes.

Congresso Nacional +Inclusão 2025

O Congresso Nacional +Inclusão surgiu do sonho de poder promover um ambiente de criatividade, trocas e inovações inclusivas, com informações de qualidade e com base científica para pais, profissionais de saúde e educação, melhorando, assim a inclusão nas escolas.

Controle por movimento ocular para ampliação da interface do usuário – CÓD. CN114556270A

A invenção descreve técnicas para fornecer assistência adaptativa a usuários com deficiência visual em um dispositivo de computação. Essas técnicas incluem capturar imagens ou vídeos do usuário com uma câmera, analisar esses dados para identificar comportamentos ou características indicativas de deficiência visual, e então exibir uma interface ampliada na tela. A interface é projetada para aumentar uma parte do conteúdo da tela com base na análise, e a ampliação pode ser controlada pelo movimento da cabeça ou dos olhos do usuário, adaptando-se às suas necessidades visuais.

Disposição introduzida em fone de ouvido com sistema incorporado para cancelamento ativo de ruídos – CÓD. BR202021007547U2

A invenção descreve um fone de ouvido com cancelamento ativo de ruídos, especialmente desenvolvido para pessoas com misofonia. O dispositivo possui um arco ajustável à cabeça e é dividido em dois componentes em forma de “L”. O microfone do lado esquerdo captura os ruídos ao redor, e um chipset processa esses sinais, gerando ondas sonoras em fase oposta para cancelar os ruídos indesejáveis. Combinado com um condutor ósseo e amplificador, o sistema proporciona uma experiência auditiva clara e personalizada, mesmo em ambientes ruidosos.

Dispositivo eletrônico para orientação de pessoas com deficiência visual – CÓD. BR102020004285A2

O dispositivo eletrônico foi criado para ajudar pessoas com deficiência visual na orientação espacial, permitindo perceber o ambiente ao redor sem depender da visão. Ele usa um sistema de emissão e detecção de ondas radioelétricas integrado a um formato de óculos escuros, que analisa os reflexos dos objetos. O dispositivo também possui um sistema táctil, com pinos que se elevam e recolhem para reproduzir o espaço físico e os obstáculos ao redor, oferecendo uma representação tátil em escala reduzida. Esse sistema táctil é alojado em um gabinete na cintura do usuário, promovendo independência, autonomia e segurança ao orientar e auxiliar na navegação.

Dispositivos para ampliação de objetos para auxiliar pessoas com baixa visão – CÓD. US2022308334A1

O dispositivo descrito é um suporte projetado para ajudar pessoas com deficiência visual ao utilizar aparelhos inteligentes, como smartphones. Ele possui uma superfície inferior que é posicionada sobre um material que o usuário deseja visualizar. O suporte tem um compartimento para sustentar o aparelho inteligente e pode incluir um sistema de elevação, permitindo levantar o dispositivo a uma altura pré-definida acima do material a ser visualizado, sem precisar usar as mãos. Além disso, conta com um sistema de visualização à distância, possibilitando ao usuário observar materiais que não estão diretamente abaixo do suporte.